domingo, 13 de setembro de 2009

Bolo de fubá com leite de coco


Ah ... o bolo de fubá! Em matéria de "comfort food" o bolinho de fubá tá no topo da minha lista de receitas. Ele só me traz boas lembranças, como a minha querida tia Vera, que sabe que eu amo tanto bolo de fubá que sempre me faz um no meu aniversário ... É isso mesmo, bolo de fubá de aniversário! Bem, ponto número 1 - meu níver é em época de festa junina e ponto número 2 - se foi feito pela tia Vera não tem discussão: é comer e pronto!!!

Bolo de fubá me lembra também uma viagem inesquecível que fiz para a fazenda do meu grande amigo Gil em Minas Gerais. Era inverno e as paisagens na Serra Negra eram simplesmente deslumbrantes ... montanhas imponentes, o rio Aiuruoca, vários tons de verde, céu azul, animais felizes soltos no pasto, aquele friozinho ... nunca esquecerei esse cenário tão idílico! Fomos a cavalo até uma fazenda vizinha e quando lá chegamos, sem avisar nem nada, o dono da casa nos convidou para entrar, pela porta da cozinha, e naquele instante sua esposa retirava do forno de seu fogão a lenha um bolo de fubá quentinho ... Ela passou um cafezinho fresquinho (no coador de pano obviamente) e nos serviu aquele bolo MARAVILHOSO! Com a alma em festa, saboreei cheia de gratidão cada pedacinho daquele bolo e cada golinho de café como quem fotografa uma paisagem e a guarda para a posteridade. Como diria Gil ... Esse luxo é para poucos!

Essa aqui é a minha própria receita, que adaptei depois de anos observando cozinheiras fantásticas como minha vó Tiana, minha madrinha Nádia e minha tia Vera, que nunca seguem receita alguma, pois são dotadas um instinto natural que as dão um incrível senso de proporção e quantidade! Eu, por minha vez, gosto de anotar o que dá certo para não correr o risco de perder meus preciosos ingredientes :)



Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 2 xícaras de fubá
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar (se gostar bem doce, 2 e 1/2)
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
  • 1 xícara de leite de coco
  • 4 colheres de sopa cheias de manteiga


Modo de preparo (sem batedeira):

1) Retire todos os ingredientes da geladeira até estarem em temperatura ambiente
2) Em uma bacia, misture as 3 gemas, o açúcar e manteiga até formar um creme homogêneo
3) Acrescente o fubá, a farinha de trigo e o fermento e continue mexendo
4) Acrescente o leite de coco e continue mexendo
5) Ao final, bata as claras em neve e delicadamente acrescente a mistura para dar leveza ao bolo
6) Leve ao forno moderado (entre 180 e 200 graus C.) até o bolo estar dourado

Atenção!
  • Pré-aqueça o forno antes de colocar o bolo
  • Não abra o forno antes da hora pois o bolo poderá "murchar" ou solar
Bom, agora é fazer aquele cafezinho fresquinho pra acompanhar seu bolo!


Olha, ficou qualquer nota! Mas cuidado, é pra apreciar com moderação :)
Love,
Tati

Um comentário:

  1. where are you Tatinha???? All the best and let me know how's things! See you!

    ResponderExcluir